Mas que barbaridade
Gaúcho tem sotaque? Mas bem capaz..
Poucos assumem que tem sotaque, eu sou uma, sempre defendi a ideia de que os gaúchos da fronteira são os que tem o sotaque mais neutro, afinal "gente", tem "e" no final, e não "i", como as pessoas das grandes cidades, que falam "genti".
Estes dias, lendo um texto a respeito da fala dos mineiros, que é abreviada, que distorce o plural, dentre outros arranjos mais, me pus a pensar o sotaque dos gaúchos. Sim, eu sou gaúcha, mas sei ser crítica dos meus próprios hábitos. Sotaque de gaúcho é a coisa mais irritante e dengoso que existe. Eu amo o meu estado, a cidade onde vivo, mas não posso deixar de falar a MINHA opinião sobre isto. Me relacionando com pessoas de outro estado, agora consigo ouvir claramente aquela fala diferenciada, que antes a mim era comum, e ainda teimava com amigos de fora: “cantado????? A gente não falaa cantadooo.”.
"Bá, capaz, tri”, são algumas das palavras rotineiramente usadas por gaúchos, que em si não tem problema algum, o problema é o jeito com são pronunciadas: “Mas bá, mas la é tri legal hein”. É um fenômeno surpreendente! Mas convivendo com pessoas de sotaques diferentes diariamente, pude distinguir agora.
O sotaque mais acentuado e irritante é o dos jovens. Jovem tem mania de falar um malandres, e malandres de gaúcho então... Vejam bem, não tenho nada contra ninguém, eu mesma falo assim, mas tenho que saber analisar os fatos com imparcialidade. Creio que devemos respeitar não só os sotaques, mas todas as diferenças, das mais diferentes culturas.
Mas deixando o lado "sotaque" de mão um pouco, falando do Rio Grande do Sul.. Desconheço estado mais lindo do que este. Não falo por ponto turísticos, mas sim por regras e costumes. Chimarrão logo quando acorda ou no fim da tarde, aquela praça no domingo de sol com um violão, falar "tu" sem ser rotulada de mal educada. E por aí vai. Agora por favor, você braZileiro que não sabe sequer o hino do seu próprio estado: Mofem.
Baaahhh tri legallll teu blog, guriiia :P
ResponderExcluirPrimeira vez em toda minha vida que vejo alguma gaúcha desdenhar do seu sotaque...não vejo nada de efeminado no sotaque gaúcho, ao contrário...e tendo conhecido uma boa parte do Brasil nestes meus 66 anos de vida sempre percebi, em TODOS os estados brasileiros o carinho e o respeito que as pessoas sentem pelo gaúcho e pelo seu modo de falar. Eu mesmo me mudei para Florianópolis, praia de Canasvieiras, e nem por isso reneguei minhas origens ou me tornei crítico do gauchês. Lamento que tu, já tenhas te sentido assim em relação aos teus conterrâneos.
ResponderExcluirUm abraço "trilegal" !
James Pizarro
Imparcial e julga irritante o sotaque? Se toma posição já é parcial.
ResponderExcluirE só no Rio Grande do Sul, tem vários sotaques diferentes: gringo, alemão, bugre, port-alegrense...
Eu particularmente não gosto do da Capital, mas tentando bater contra isso que ganhei um apelido.
(sim, eu sou bem parcial)
se enrolou c/ os conterraneos falando de sotaque agora ein? hauhauha,
ResponderExcluirAh, tudo bem gente, o sotaque mais legal é o de BSB mesmo!!!
Concordo com a Aline.. depois que saí de sampa comecei a sentir o sotaque.. até em mim.. nehh Mêeeu..
ResponderExcluirmas assim, se tem alguma coisa que eu discordo plenamente é quando afirmas que sotaque de gaucho é a coisa mais irritante que existe! acho que pode ser a segunda, não existe sotaque pior do que de carioca!!!
(ah, e o texto ofendeu a gauchada heim.. corajosa minha amiga)
ESQUECE ESSA PALAVRA, 'IMPARCIAL';
ResponderExcluirE DA UMA ESTUDADA NA PALAVRA 'PRECONCEITO'... E NÃO CULTIVA PEQUENESAS RELACIONAIS NO TEU CORAÇÃOZINHO.
HÁ UM ÚNICO LIMITE PARA OS SOTAQUES: O ENTENDIMENTO.
Simplesmente redículo seu comentário. Não vejo problema algum no nosso modo de falar, pelo contrário, se falamos cantando, rezando, dançando, ou chorando é problema nosso, o mais importante é assumirmos oq SOMOS. Faz parte da nossa cultura, das nossas raizes.
ResponderExcluirE mais, não acho q tenhamos q defender nossos homens e provar para o resto do mundo q eles não são gays, sabe pq?? Pq eles mesmo o fazem, e quem está em dúvida q venha tirar a prova, eu sei q aqui tem homem como tem nos outros Estados tb.
Agora, quanto a vc querida escritora, reveja sua cultura, suas raizes e ao invés de tentar mudá-las procure entedê-las....isso é aceitar e admirar oq temos d mais rico. As diferentes culturas do nosso País.
Ahh...só pra ressaltar, nem gaúchos, nem mineiros, nem cariocas e ninguémmmmm deve mudar seu jeito de ser, não importa se vão achar diferente, estranho ou algo assim, sejamos nós mesmos, eh essa diferença que enriquece o nosso mundo.
Um abraço!
Bahh eu sou gaucho née nem por isto falo mall.
ResponderExcluirao contrario o sotaque é dificil pra quem não vive no sul porto alegre é meu lugar onde nasci e quero morrer.
gurias e guris vamos honra nossa bandeira amarelinha e vermelha os gauchos tem que ser tricolores imortais néh gremio sempre no coração então colorados não sejam burros e metidos
Esse de longe é o texto mais ridículo que eu já li sobre o sotaque de quem quer que seja, primeiro que não há nada de errado com o sotaque de Porto Alegre, pois no interior o sotaque é diferente.
ResponderExcluirTem gente que no lugar do cerebro tem um receptor da rede globo na cabeça.
O sotaque gaúcho e a coisa mais irritante??
ResponderExcluirRespeito oq ue tu pensa!Mas acho que então para de se declarar gaucha, por que uma caracteristica forte do gaúcho é amar seu povo, sua terra, sua cultura e seu sotaque!Penso que todos devem se orgulhar de sua origem...
Gaúcha, sim tchê!E sou tri feliz de ser, NUNCA quero nem pensar em morar em outro chão que não seja na minha querÊncia amada!
Bah, posso então ter saido pouco do Estado, conheço apenas 15 Estados brasileiros e sempre escutei que o sotaque gaucho é TRI LEGAL!
E quando a ser gay e sotaque? que inbecilidade!
teh mais
PARABENS
ResponderExcluirquem te critica é porque nunca saiu do estado pra ouvir o que os outros acham. é verdade falamos desse jeito anazalado a linguagem do gaucho do bonfa "bom fim" bairro tradicional da capital , escolinha do prof raimundo ,magro do bonfa personagem de Andre Damaceno:
bah , vamo da um rolêa na redeança ?
mas que miana boniata
não me faça te pega nojo
bah véio
ta triia
vo tchi fala pra tchi
de tarrrdjizinha
corrrreantchi de ouro
esse sotaque acentuado se fala não só na capital mas tambem em algumas cidades como Uruguaiana, Santa Maria e Pelotas.
esse sotaque só percebemos quando vamos para outros estados, ninguem entende nada e acham que estamos falando pelo nariz e com um chiclé na boca.
Eu sou de são paulo,e to morando na bahia agora.E EM BREVE TO INDO PARA PORTO ALEGRE,EU AMO O SOTAQUE GAUCHO,AS PESSOAS AQUI NA BAHIA MIM CHAMAM DE PAULISTINHA POR CAUSA DO MEU SOTAQUE,COM TANTOS 'R',MAS O SOTAQUE QUE ACHO MAIS BONITO É O DO SUL,JÁ TO ATE TREINANDO O MEU GAUCHES RSRRS.To falando ate "tu",mas porque aki na bahia tbm usa o "tu" né.Mas tem que honrar sim suas oringens...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBahh, mas tu é muito provinciana mesmo. Se tu morasse em um lugar descente até seria razoavelmente compreensível tua opinião. Mas tu vive em santa catarina.Posa che.Tu vive num lugar extremamente provinciano. passar bem. Igor
ResponderExcluirHehehe... Eu entendi o que Ela quis dizer e cada um tem uma opinião... Pra todos os efeitos "fica a dica" pra homarada gaúcha... Talvez puxar demais o sotaque (falar cantado) soe estranho pra quem escuta e provavelmente essa seja a opinião de muitas mulheres a diferença é que Ela teve coragem de falar!
ResponderExcluirEu ate entendo a opinião dela, cada uma tem a sua ué? eu por exemplo sou baiana e adoro o sotaque gaucho e o meu sotaque tbm é claro. mais cada qual tem a sua opinião e devemos simplismente respeitar.
ResponderExcluirte sigo no twitter e adoro teu blog
O GAUCHO E O UNICO ESTADO QUE TEM TRADICAO E ORGULHO DESTA TERRA --SE NAO GOSTO PULA.
ResponderExcluirO titulo do seu texto, esta perfeito para o que é tratado nele. Tenha orgulho de seu sotaque, eu viajo o Brasil todo e no momento estou no nordeste, e sabe o que percebi, as pessoas gostam de zoar de seu sotaque, mas tem orgulho do sotaque deles (mesmo que seja esquisito e ridiculo) e falam que é cultura. Por isso cabeça para cima e tenha orgulho de seu sotaque e de sua terra, das coisas boas que ai tem, e acredite depois de viver em varios lugares percebi mais do que nunca que o sul é maravilhoso. Bjos An
ResponderExcluir